Se entreter a passarada lá de casa se tornou um bico-de-obra, não desista já e encontre connosco os brinquedos adequados.
A atividade física e mental é indispensável para o bem-estar de aves como periquitos, caturras, araras, papagaios ou catatuas, pelo que além da alimentação nutritiva e do mimo dos donos, elas precisam de estímulos variados, para exercitarem corpo e mente.
«Olha o passarinho!»
Há coisas simples, como pôr um espelho na gaiola, que as deixam fascinadas. Mas cuidado, a sua ave corre o risco de ficar extremamente vaidosa…
«Estar com um degrau na asa»
Conhece alguém que adore subir e descer escadas, vezes sem conta? Nós conhecemos, e vive consigo. É um hábito muito próprio, escalar degraus e rampas como se fosse a passadeira do ginásio. E sim, também os há para pássaros, sem mensalidade nem personal trainer.
Brinquedo para Pássaros Arena KERBL
«Meter a pata na argola»
Curiosos como são, é de esperar que o façam. Porém, neste caso, a argola ou o baloiço são espaços de eleição destes bichinhos, onde se penduram e embalam demoradamente.
Querem é poleiro!
Quem é que não gosta de um lugar isolado, com vista privilegiada, para pensar na vida… e andar de lado, como o caranguejo? O poleiro é o acessório indispensável para eles, seja em madeira, plástico ou cimento.
«O primeiro milho é dos pardais»… nós queremos é doce
Quando a um bom desafio se junta uma recompensa gulosa, temos garantida toda a atenção. Os dispensadores de guloseimas desenvolvem o engenho, a astúcia, a motricidade e a criatividade, além de saciarem a criança que há em cada uma destas aves. Também as bolas, outro clássico, cumprem perfeitamente os objetivos de alimentar e exercitar.
Com cordas? Não? Temos pena(s)...
Concordamos que é algo muito fácil de integrar, e elas ficarão certamente com pena a dobrar se não tiverem uma bela corda para desatar, trepar e morder.
«Pelo canto se conhece a ave»
Porquê continuar a desafinar no chuveiro a solo, quando pode formar uma banda com os animais de estimação? Escolha um dos muitos instrumentos musicais disponíveis, ou mesmo um simples sino/guizo e comece a ensaiar para os grandes concertos do duo «Aves Raras». Os vizinhos mal podem esperar!
Prefira brinquedos de madeira, corda ou papelão, que podem explorar com o bico e as patas sem se aleijarem. Evite metal, pois pode intoxicá-las, e não ocupe demasiado a gaiola: as aves precisam de espaço livre para circular e conviver.
Com estas sugestões, só vai precisar de mais tempo para ficar a vê-los brincar e palrar de alegria!