Nesta estação, o metabolismo de muitas espécies diminui, o que as deixa mais suscetíveis ao clima rigoroso. Estes são os cuidados essenciais para que as plantas entrem no Ano Novo «com o pé direito»!
1. Tem um dedo que adivinha? Use-o na rega!
Basta enfiar um dedo na terra para perceber se o solo está seco. Não é preciso ser vidente para prever que o excesso de água apodrece as raízes e é um chamariz para os fungos, por isso não regue mais de duas vezes por semana e faça-o logo pela manhã, para que a água seja bem absorvida ao longo do dia. Se o solo não drena bem, adicione uma camada de matéria orgânica.
2. Quem pode, poda!
Pode podar no inverno, sim, mas com moderação – tirar as folhas secas ou doentes e cortar o necessário para limpar e guiar as plantas. Uma poda bem feita é sempre benéfica, pois liberta a planta de peso extra e prepara-a para florescer na primavera.
3. E mexe, remexe...
Com o frio a chegar, sabe bem dar um pezinho de dança para aquecer. Para as plantas, não é diferente: remexa a terra regularmente e irá oxigenar as raízes, promovendo bem-estar dos pés às pétalas, do caule às folhas.
4. Dar à luz
Exponha-as à luz solar, seja na rua ou na varanda. Tal como nós, elas precisam de sol para viver e fazer a indispensável fotossíntese.
5. A faxina que fascina
Limpe o pó das folhas. Assim, as plantas absorvem mais luz e ficam mais viçosas.
6. Plantas saídas da casca
Na terra ou no vaso, adicione uma camada de mulching – casca de pinheiro, folhas secas, palha, serradura… tudo isto protege a planta do frio, conserva a água e evita o crescimento de ervas daninhas.
7. Colete à prova de baldas
Nos casos mais delicados, sendo plantas de exterior, se não tem onde as resguardar ou não sabe como recriar o habitat ideal para elas, os TNT (tecido não tecido), lonas ou estufas domésticas são formas eficientes e práticas de manter a temperatura e humidade equilibradas, prevenindo lesões fatais.
8. Ração de combate
Dê-lhes uma boa dose de adubo, sendo mais eficaz se o fizer antes de começar o inverno, pois reforçará dessa forma as defesas das plantas.
Que venha o inverno com as suas travessuras… nós cá estaremos, bem plantados à espera dele!