A importância dos Animais de Quinta na Agricultura Sustentável
Agricultura

02 Outubro 2024

A importância dos Animais de Quinta na Agricultura Sustentável

A importância dos Animais de Quinta na Agricultura Sustentável


Este mês, liberte o animal que há em si! Ou melhor, em sua casa… Nós explicamos: em Outubro assinala-se o Dia Mundial dos Animais de Quinta (dia 2), que celebramos com entusiasmo. Além de adoráveis, sabia que são indispensáveis para uma agricultura saudável e eficiente?



Se até o mestre Quim Barreiros dedicou um dos seus hinos aos Bichos da Fazenda, é porque não há dúvida de que eles trazem múltiplas vantagens a quem os tenha por companhia: sustentabilidade agrícola, reciclagem de nutrientes e melhoramento do solo são os grandes benefícios que advêm da partilha das áreas de cultivo com os diversos tipos de gado.



Solte a franga... e o resto!


Ovelhas ou cabras, galinhas ou gansos, burros ou cavalos, porcos, vacas… vale tudo. O facto de pastarem ao ar livre faz com que eliminem pragas e ervas daninhas, dispensando ou reduzindo o uso de herbicidas, inseticidas e maquinaria.



Gado que pasta, dá adubo que bosta. Perdão! Que basta.


O provérbio é nosso, mas a poupança é sua. Através dos excrementos, desenvolve-se um composto orgânico que ajuda a reter a água e atrai espécies benéficas para o ecossistema, dando lugar a uma reciclagem de nutrientes essencial para o enriquecimento do solo.



(Cac)arejar a terra


O pisoteio do gado constitui um método natural e económico de lavrar e soltar o solo, e até o esgravatar das galinhas o ajuda a arejar! Se há vinhas que já recorrem a ovelhas e cabras durante o inverno, na fase de dormência das plantas, outros exemplos de sucesso há em que as galinhas se passeiam livremente, o ano inteiro, oferecendo estes benefícios à produção – limpeza, controlo de pragas e lavoura.






Foi um (bom) ar que lhe deu


Animais que pastam regularmente reduzem 30% das suas emissões de gases com efeito de estufa e cuidam das pastagens, que são verdadeiras reservas de carbono. Deixe-os arejar as ideias, que eles retribuem com uma atmosfera mais limpa!



Quanto mais pasto, menos gasto


Outro adágio digno do Borda d’ Água, mas só o inventámos agora. A verdade é que gado que consome pastagem fresca e nutritiva tem menos necessidade de rações e água, pois encontra na terra praticamente tudo. Por inerência, é mais saudável e feliz e gera produtos de melhor qualidade com menor despesa.






Agricultura assim, é sustentável… e dá bom sustento!

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.