Cães na água? 10 dicas para mergulhos seguros
Animais de Companhia

26 Julho 2024

Cães na água? 10 dicas para mergulhos seguros

Cães na água? 10 dicas para mergulhos seguros


A maioria dos cães adora um bom mergulho. Porém, há cuidados essenciais para que se evitem acidentes e se divirtam à grande nestes momentos. Veja quais e desfrutem ao máximo da companhia um do outro... na piscina!



1. Nadador-salvador de serviço: o tutor


Se é do tempo das Marés Vivas (Baywatch), sabe que águas não vigiadas podem resultar em acidentes, como afogamentos. Não baixe a guarda e tenha o patudo sempre debaixo de olho. Sim, talvez binóculos seja escusado… por outro lado, ter uma cobertura ou cerca é sempre tranquilizador, para prevenir mergulhos “fora de horas”.



2. Aulas de natacão grátis 


Apesar de muitas raças terem esse instinto, nem todos são «cães de água». O animal pode ser ansioso, inseguro ou ter debilidades físicas que afetem a locomoção. Treine-o gradualmente, respeitando o ritmo e a vontade deste, e premiando os avanços com recompensas que o façam gostar cada vez mais de ir a banhos.



3. Acesso permitido a cães-enguia


Ter um acesso confortável e seguro é indispensável. Guie o cão para que aprenda a entrar e sair tranquilamente da água, usando escadas ou rampa própria, em vez de tentar fazê-lo pela margem, aumentando a probabilidade de se poder magoar durante o processo.



4. Água «dura de roer»


Ampare-o e retire-o da água sempre que dê sinais de cansaço, abrigando-o também da exposição solar intensa e redobrando a hidratação.



5. «Cão de raça não usa coleira», usa o colete da moda


Os coletes salva-vidas, e demais flutuadores, são excelentes para reforçar a segurança e o bem-estar, sem prejudicar o conforto e a mobilidade.



6. «Os cães ladram e a barbatana não passa»


Mantenha as unhas curtas, para facilitar a natação… e evitar furos nas boias.






Corta Unhas para Cão



7. Entrar com pinta, sair sem pintas


A menos que o seu cão seja um dálmata, não é suposto sair da água com pintas resultantes da irritação que a sujidade ou os níveis de Cloro/pH desequilibrados podem causar. Nesse sentido, mantenha a piscina limpa, seguindo os cuidados necessários.



8. Um pirulito? Só se for o nome do bicho


Nenhuma água de piscina tratada é própria para consumo, portanto deverá evitar que ele procure ingeri-la.



9. Piscina & Spa: que vida de cão


Depois de uns bons mergulhos, dê-lhe banho com água limpa, escove-lhe o pelo e seque a parte externa dos ouvidos, para evitar otites e irritações cutâneas.








Escova Dupla para Cão



10. Cãopeões do socorrismo


Disponíveis em formato online ou presencial, os cursos de primeiros-socorros e cuidados básicos para animais são extremamente úteis. Além da formação, não se esqueça de ter sempre um kit de primeiros-socorros.



Aplique estas dicas e o patudo correrá como um galgo para a piscina!


Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.