Mini Horta em casa
Agricultura

05 Julho 2024

Mini Horta em casa

Mini Horta em casa


Há lá coisa melhor que ter produtos frescos e naturais sempre à mão… de colher? Para criar a sua própria mini horta em casa não precisa de espaço… precisa de ler este artigo!


Ter uma horta doméstica é muito mais do que estar na moda: é ganhar qualidade de vida, ter uma alimentação saudável e poupar (ambiental e financeiramente)!


Já vimos que é cada vez mais frequente e que há práticas sustentáveis na agricultura urbana com múltiplos benefícios, mas o problema muitas vezes é a falta de tempo ou espaço. Mas como a esperança é a última a morrer, deixamos aqui algumas sugestões:


1. Mini, estás à janela: No quintal, no terraço ou mesmo no parapeito, uma mini horta fica bem em qualquer cantinho, desde que não lhe faltem duas a quatro horas diárias de luz solar. Se puder, escolha um local com exposição a nascente ou poente, sempre bem arejado. Na varanda, fica sempre encantador um canteiro de flores. E se forem comestíveis, melhor ainda!





2. Arquitet'horta: Seja criativo, faça um esboço e transforme cada recanto monótono numa fonte de vida e sabor! Pode usar o chão, dispondo vasos ou canteiros quadrados/retangulares que acomodam várias espécies, não sujam e são eficientes no aproveitamento hídrico. Caso o espaço seja reduzido ou queira ganhar mais privacidade e dar-lhe uma estética atraente, pode usar cordas e estruturas metálicas ou de madeira para suspender vasos. Quem diz vasos, diz garrafões ou garrafas reutilizadas. Não querendo/podendo fazer furos, uma estante, escada ou palete preenchem aquela parede vazia e acomodam várias plantas, sendo confortável para a manutenção, pois não terá de se baixar tanto. Otimiza o espaço, embeleza-o e ainda evita dores lombares! Outra solução prática para quem tem pouco tempo (e paciência…) são os sacos de cultivo, com covas devidamente espaçadas, substrato e drenagem adequada. Mais fácil é difícil…


3. Seja HortodoxoEscolha o vaso adequado ao desenvolvimento da planta/árvore e aplique substrato e fertilizante de qualidade. Mantenha as plantas em boa vizinhança, bem próximas, para que se protejam mutuamente do vento e sol excessivos, mantendo a humidade por mais tempo e poupando-lhe, assim, recursos e manutenção.


4. Hortografia: Já só falta fazer a lista do que pode plantar…


  • Ervas arrumáticas Salsa, óregãos, coentro, manjericão, erva-doce, erva-príncipe, hortelã, malagueta, alecrim, lavanda, tomilho, louro ou salva… cabem em qualquer cantinho!


  • LEGOmes  Alface, rúcula, tomate-cherry, rabanete, espinafre, pimento, pepino, feijão… encaixam na perfeição!





  • Frutalecer as defesas Morangos, mirtilos, amoras, physalis… é muita fruta!



Prepare-se para ver germinar em sua casa um recanto terapêutico… o Horto-pêutico: o bem que lhe sabe, é o bem que lhe faz!

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.