Repotting: quando e como transferir plantas para vasos maiores
Jardim

28 Junho 2024

Repotting: quando e como transferir plantas para vasos maiores

Repotting: quando e como transferir plantas para vasos maiores


Em pleno Campeonato Europeu, é essencial saber quando mudar de posição e qual a tática ideal. Neste caso, está em jogo a saúde e longevidade das suas plantas. Com estas 11 indicações vencedoras, passará de treinador de bancada a «Special One» da seleção botânica!


Esteja «concentradíssimo, sócio». Em casa ou fora, se detetar um destes sinais, está na altura de mudar de tática e transferir a(s) sua(s) planta(s) para um vaso maior:


  • Raízes que se desenvolvam acima da terra ou estejam a espreitar pelos buracos do vaso.
  • Não absorção da água.
  • Terra seca e compacta.
  • Folhas murchas e aspeto debilitado.


Chegada a altura de trocar de vaso, não se esqueça destas indicações que o vão deixar mais próximo sucesso:


1. Faça substituições: anualmente ou a cada 3 anos, consoante a espécie, a planta pode precisar de ser mudada para um vaso 5 a 7 centímetros maior, em profundidade e diâmetro, para não limitar o seu crescimento.





2. Escolha a baliza furada: isto é, um vaso com furo, para drenar o excesso de água. Seja em plástico, cerâmica, vidro, cimento, madeira ou polietileno, as opções são infinitas.


3. Faça «jogo limpo»: higienize o vaso para evitar infeções ou desenvolvimento de outras sementes.


4. Mande-se «para a piscina» ainda antes do apito inicial: se o vaso for de barro ou terracota (porosos), encha-o de água para que absorva alguma e não a retire depois à planta.


5. Aposte no defesa central: cubra os furos com tecido ou filtro de café, para que a água saia, mas a terra fique.


6. Areje o balneário: deposite uns centímetros de terra ou argila expandida no fundo, para sustentar o crescimento e arejamento das raízes.





7. Alongue antes de entrar: antes de removê-la do vaso, regue-a, para a terra ficar mais solta, e vire-a de lado, apoiando a planta e puxando sempre o vaso. Tendo dificuldades, não entre a pés juntos: use as mãos para afastar a terra em redor da planta, evitando ferramentas que possam danificar as raízes ou o caule. Se o vaso for de plástico, apertá-lo um pouco ajuda a ajustar a terra.


8. Fique janota na foto de grupo: apare o torrão e desembarace as raízes, se necessário. Ponha a planta centrada e direita no novo vaso.


9. Mantenha a equipa nutrida: aplique substrato biológico adequado à espécie, deixando pelo menos 2 centímetros livres no rebordo.


10. Chame o aguadeiro: regue para melhorar a absorção dos nutrientes e, caso necessário, acrescente mais terra.





11. Fique no banco, que o sol queima…: evite a exposição solar excessiva nos primeiros dias após a mudança e vigie a hidratação.


Prognósticos, como sabemos, «só no fim do jogo». Mas não fique aí plantado à espera do mercado de transferências: ponha estas 11 práticas em campo e transfira como um campeão!

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.