10 benefícios da compostagem para melhorar a fertilidade do solo e reduzir resíduos agrícolas
Agricultura

06 Junho 2024

10 benefícios da compostagem para melhorar a fertilidade do solo e reduzir resíduos agrícolas

10 benefícios da compostagem para melhorar a fertilidade do solo e reduzir resíduos agrícolas


«Todo o mundo é composto de mudança». Camões escreveu-o, José Mário Branco cantou-o e nós recordamo-lo. Há séculos que a agricultura usa esta técnica simples, mas atualmente é ainda mais valiosa: quem quer cuidar da terra e da Terra, não tem maior gosto que fazer composto!


Já lhe demos várias dicas sobre compostagem para a horta, por isso falemos agora dos benefícios que ela traz. Fizemos uma lista e diga lá se não ficou bem «composta»?


1. É a Deusa da Fertilidade: graças ao trabalho árduo de micro-organismos, como fungos e bactérias, os resíduos verdes e castanhos que produzimos em casa, na horta ou no jardim, são lenta e biologicamente transformados em húmus, substância altamente nutritiva que funciona como fertilizante natural.


2. Faz-nos sentir uma certa química... permite-nos devolver ao solo nutrientes essenciais de que este precisa para produzir, como potássio, fósforo ou azoto, tal como os micronutrientes zinco, cálcio e magnésio. Assim, dispensamos os adubos sintéticos e temos produções mais económicas e saudáveis. E tudo isto sem termos de consultar a tabela periódica!





3. Faz retenção na fonte... mas boa! Aumenta a capacidade de trocas de catiões (CTC), o que, por sua vez, promove a retenção de nutrientes, fazendo-os ficar junto das raízes e tornando o solo uma fonte de alimentos saborosos.


4. Faz concertos ao solo: contribui para a porosidade e hidratação do solo, pois cria espaço para o arejamento das raízes, que assim se robustecem, e absorve até vinte vezes a sua massa em água, funcionando como reservatório natural.


5. Quem te viu e quem te veda: reforça a capacidade «tampão» do solo, promovendo um ph equilibrado e assim evitando perdas de produtividade e gastos com correções.


6. Gere uma microempresa de sucesso: a atividade microbiana que incorpora é indispensável na decomposição, no tratamento do carbono e no fortalecimento das plantas.


7. Adora restos: sabia que metade dos resíduos que produzimos podem ser reaproveitados desta forma simples e rápida? Experimente!






8. Não tem gases: evita emissões de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono, metano, óxido nitroso…).


9. É tudo ao natural, mas muito compostinho: são muito menos químicos no solo e nas plantas, sem descartar nutrientes e minerais.


10. Até a carteira tem outra compostura... porque poupa imenso nos produtos sintéticos e tratamentos para o solo.



Compostor de 450L



Seja você também composto de mudança!

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.