15 conselhos para poupar água no seu Jardim
Jardim

28 Junho 2024

15 conselhos para poupar água no seu Jardim

15 conselhos para poupar água no seu Jardim


Deixamos-lhe uma lista de boas práticas que permitem combinar a sustentabilidade, no que toca à poupança de água, com a manutenção de um jardim digno de capa de revista!


1. Seja o craque dos relvados: avalie a possibilidade de ter relva artificial em vez de natural. Pode representar um investimento inicial maior, mas poupará muito em rega e manutenção. Caso já tenha ou prefira a natural, deixe-a crescer mais, para diminuir a evaporação.


2. À sombra da bananeira? Talvez não: plante espécies habituadas às condições climáticas da sua zona, em vez de exóticas que, embora atraentes, podem consumir mais água e ainda assim não sobrevivem. Tendo espaço, prefira árvores de copa larga, que garantem uma sombra refrescante.


3. Foi um ar que se lhe deu: em vez da mangueira, para limpar o espaço e remover folhas, pegue no soprador e dê uma lufada de ar fresco ao jardim. Com ancinho, pá e vassoura, o serviço ficará concluído sem derramar uma gota de água!


4. Meta-se na (que) pinga: se necessitar de regar utilize um sistema gota a gota, em vez de aspersores. Poupa água e reduz a incidência de fungos e queimaduras nas folhas.


5. Dê um duche às plantas: reaproveite águas para regar, como por exemplo, a do duche, da chuva ou da cozedura de legumes.





6. Ouça as previsões: acompanhe a meteorologia, para evitar regar em vésperas de chuva.


7. Lei seca: regue duas vezes por semana, mas de forma abundante, e fortalecerá as raízes.


8. Ande pela calada: regue à noite, para absorção mais lenta e menor evaporação.


9. Zonas sem rede? Só no telemóvel: as redes e coberturas ajudam a refrescar o espaço e são ótimas para os convívios de verão.


10. Torne-se o manda-chuva lá do sítio: se tiver oportunidade, canalize a água da chuva para depósitos – o rendimento é enorme!




Depósito de Água 10L



11. Reserve o direito de admissão: proíba a entrada das ervas daninhas, para evitar que estas «penetras» consumam água alheia, e de ventos indesejados, pois secam mais as plantas e o solo.


12. De pequenino se torce o pepino: reforce a aplicação de composto no solo, na altura do plantio.


13. Jardim camuflado: cubra os canteiros com casca de pinheiro, serradura, palha, depois de uma rega generosa, para evitar a incidência tão direta do sol, a evaporação e as ervas.


14. Ande bem acompanhado: caso tenha as plantas em vasos, coloque pratos debaixo de todos para reaproveitar o excesso de água; se as tiver diretamente na terra, mantenha-as próximas, para que permaneçam frescas e partilhem a água do subsolo.


15. Fugas, só se forem férias! verifique as torneiras, juntas e mangueiras, para confirmar que não há perdas.





Seguindo estes conselhos, vai poupar água, esforço, tempo e dinheiro. Afinal, é a poupar que a gente se entende!

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.