Saiba como manter-se em segurança durante os seus projetos de bricolage
Bricolage

31 Março 2023

Saiba como manter-se em segurança durante os seus projetos de bricolage

Saiba como manter-se em segurança durante os seus projetos de bricolage

Fazer reparações, restauros ou obras em casa pode parecer missão impossível. No entanto, se for adepto da prevenção e da proteção, não duvide de que será muito mais bem-sucedido na empreitada.

Siga estes conselhos e veja quais os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que deve ter sempre consigo, e faça você mesmo aquilo de que precisa no lar ou no jardim.

O material tem sempre razão:

É essencial, antes de qualquer bricolage, verificar o estado das ferramentas, saber como funcionam e estar concentrado na tarefa. Se estiver com pressa ou cansado, tem muito mais probabilidades de cometer erros e ferir-se. Reveja os passos e organize a área de trabalho, mantendo afastados animais ou crianças e tendo por perto um telefone.

Vista-se a rigor:

Se vai usar produtos abrasivos ou máquinas elétricas, é recomendável vestir um fato-macaco ou calças e casaco que cubram por inteiro a pele e sejam resistentes, para o protegerem de queimaduras, cortes, arranhões ou impactos de resíduos projetados.

banner bricolage1 -01

Aceite umas boas luvas:

Pode parecer desnecessário ou pouco prático, mas acredite que um bom par de luvas é das melhores ofertas que pode receber. Se vai cuidar da sua casa com as próprias mãos, é conveniente que elas estejam em bom estado.


Visite a nossa gama de Luvas


Dê corda aos sapatos:

Em casa ou no jardim, se manuseia objetos pesados ou cortantes (madeira, móveis, vidro, pregos, ferro...), não dispense um bom calçado de proteção. Sapatos com biqueira de aço, botas de proteção ou galochas proporcionam-lhe estabilidade, conforto e destreza. Ajustados a cada trabalho, dão-lhe proteção contra impacto, têm solas antiderrapantes, são respiráveis e impermeáveis, para que possa trabalhar em ambientes distintos, ao longo de várias horas, sem sentir desconforto nem correr riscos.


Visite a nossa gama de Calçado de Proteção


Veja com outros olhos:

Quer vá afixar prateleiras, aplicar decapante, serrar tábuas ou aparar sebes, olhe pela saúde dos seus olhos e use óculos de proteção. A exposição a luz intensa, poeira, pedras, ramos ou produtos químicos não será perigosa se usar os óculos certos.


Visite a nossa gama de Óculos de Proteção

 

banner bricolage2-01

Quem vê caras... vê viseiras:

Com máquinas de soldar, serrar ou roçar/aparar, proteja-se com uma viseira ou proteção facial semelhante. Mantém a visibilidade e resguarda-se de resíduos e faíscas, que tantas vezes provocam lesões. Deve também usar auriculares de proteção, para evitar lesões auditivas.


Visite a nossa gama de Proteção Cabeça e Corpo


Abane o capacete:

Até o mais simples conserto pode ter complicações. Quando passar da ideia à prática, use capacete e desfrute de cada obra com toda a segurança. Pois já dizia o poeta, «o Homem sonha, a obra nasce»... seguramente.

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.