Sabe qual é a melhor areia para gatos? 5 conselhos para uma escolha acertada
Animais de Companhia

31 Março 2023

Sabe qual é a melhor areia para gatos? 5 conselhos para uma escolha acertada

Sabe qual é a melhor areia para gatos? 5 conselhos para uma escolha acertada

Escolher a melhor areia para gatos nem sempre é fácil, mas garantir que toma a decisão mais acertada é fundamental para o bem-estar do seu animal de estimação.

Os gatos são animais muito exigentes e metódicos no que diz respeito aos seus hábitos de higiene. Por isso, é importante que se sinta confortável na caixa de areia, pois só assim conseguirá manter as suas rotinas.

Hoje em dia, existe uma grande variedade de areias para gatos, o que por vezes pode suscitar dúvidas. Neste artigo vamos dar a conhecer alguns conselhos bastante úteis na hora de escolher o produto ideal.

No final da leitura, ficará a saber:

  • quais as características dos diferentes tipos de areia para gatos;
  • como escolher a melhor areia para o seu animal.

artigo-areia-para-fato-agriloja-3

Com a areia certa, é mais fácil o seu gato manter os hábitos de higiene.

 

Quais as características dos diferentes tipos de areia para gatos?

A escolha da areia para gatos depende de uma série de fatores. A adaptação do próprio gato, o facto de a areia ser perfumada ou inodora e o tipo de limpeza e descarte que exigem são apenas alguns dos pontos a avaliar na hora de tomar uma decisão. Mas, antes de lá chegar, é fundamental conhecer os tipos de areia que existem. 

 

Sílica

Estas areias absorventes sintéticas são bastante duradouras. Podem ser encontradas em forma de gel ou pérolas de sílica e têm uma enorme capacidade de absorção, retendo de forma rápida o odor da urina. Este absorvente proporciona ao animal de estimação um espaço higiénico, confortável, saudável e sem pó. 

À medida que vai absorvendo a urina, a sua cor fica mais amarelada, o que indica que está na altura de limpar a caixa de areia. No entanto, e por ser mais artificial, pode complicar a adaptação do gato.

artigo-areia-para-gato-agriloja-4

Uma areia muito absorvente que garante o conforto do seu gato.

 

Areia aglomerante

Esta areia para gatos pode conter bentonite na sua composição. A par da sua boa capacidade de absorção, esta areia é também fácil de limpar, uma vez que forma aglomerados sólidos em contacto com substâncias líquidas. Ao usar este tipo de areia para gatos, é possível, apenas com uma pá, apanhar os resíduos. 

A principal vantagem deste produto é mesmo a facilidade de limpeza. Depois de retirados os resíduos, basta acrescentar um pouco de areia. No entanto, por ser tão fina, pode levantar algum pó e ficar nas patas do gato. Além disso, exige bastante cuidado na limpeza da caixa de areia, pois pode haver libertação de cheiros.

artigo-areia-para-gato-agriloja-5

Uma das grandes vantagens da areia aglomerante é a sua alta capacidade de absorção.

 

Areia absorvente perfumada ou não perfumada

Esta é uma das areias mais populares. É composta por sepiolita, um material muito absorvente, o que a torna bastante eficaz. Sendo uma areia absorvente não aglomerante, é fundamental uma limpeza frequente para impedir a acumulação de cheiros. É também a opção que apresenta o preço mais baixo. Poderá encontrar esta areia com ou sem perfume.

 

Areia ecológica

Se a sustentabilidade é uma das suas preocupações, então este tipo de produto é o ideal. É feita à base de resíduos de serrim ou fibras de madeira e são bastante eficazes, pois absorvem de forma rápida os odores. A grande vantagem deste tipo de areia é a possibilidade de descartá-la na sanita, dado que é biodegradável. Em contrapartida, é um produto mais caro que os anteriores, mas que traz grandes benefícios ao ambiente.

 

Ver Areia para Gatos

 

Como escolher a melhor areia para gatos? 5 conselhos essenciais

Agora que já conhece os diferentes tipos de areia para gatos, veja o que deve saber para escolher o produto mais indicado para o seu animal de estimação.

 

1. Opte por areias mais finas

As patas dos gatos são bastante sensíveis e, por essa razão, eles tendem a preferir areias mais finas e que formam fragmentos bem firmes, evitando que os resíduos fiquem dispersos na caixa.

 

2. Limpe a caixa de areia com frequência

Além de os gatos serem um animal bastante higiénico, o seu olfato é também bastante apurado. Por isso, é importante que a caixa esteja sempre limpa, também prevenindo desvios de comportamento ou problemas de saúde.

artigo-areaia-para-gato-agriloja-6

Uma caixa de areia limpa promove o conforto do seu gato.

 

3. Pense na possibilidade de alergias

As areias perfumadas ou que libertam pó podem causar algum tipo de alergia ao seu animal de estimação.

 

4. Avalie a sua disponibilidade

É importante que esteja disponível para fazer a limpeza da caixa de areia para gatos, bem como o local onde esta estará colocada. Isto influencia o tipo de durabilidade que a areia deverá ter para que o local se mantenha limpo tanto quanto possível.

 

5. Considere os gostos do seu animal de estimação

O seu gato tem também um papel importante nesta decisão. Ele deve sentir-se confortável ao utilizar a areia, caso contrário dará sinais disso, mostrando dificuldades em utilizar a caixa de areia.


Ver Areia para Gatos

 

Sabe como preparar a caixa de areia para o seu gato?

artigo-areia-para-gato-agriloja-2

Há certos cuidados que garantem uma melhor adaptação do seu gato.

 

Existem alguns cuidados a ter com a caixa de areia para gatos para que o seu animal de estimação a utilize da melhor forma. É importante que esteja colocada num local calmo, de forma a que os animais estejam tranquilos quando usam a caixa. Além disso, se possível, deve também ser colocada perto de uma parede, pois os gatos gostam de se sentirem protegidos. 

Lembre-se, a limpeza da caixa com frequência é fundamental. O seu gato gosta de areia limpa e sem maus odores. Sendo um animal tão criterioso, devemos redobrar os cuidados na escolha da melhor solução. 

 

Ainda tem alguma dúvida sobre que produto escolher? Visite a Agriloja mais perto de si e conheça as nossas opções de areia para gatos. Conte com os nossos colaboradores especializados para encontrar a areia que deixa o seu gato mais feliz.


Ver Areia para Gatos

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.