Principais cuidados a ter com a alimentação do porquinho-da-índia
Animais de Companhia

31 Março 2023

Principais cuidados a ter com a alimentação do porquinho-da-índia

Principais cuidados a ter com a alimentação do porquinho-da-índia

Sendo herbívoro, o porquinho-da-índia precisa de uma alimentação à base de vegetais. No entanto, há legumes e frutas que lhe podem ser dados diariamente e outros que exigem moderação. Descubra aqui como proporcionar ao seu amigo roedor uma nutrição rica e completa.

 

Lista dos alimentos mais adequados

O feno é a base da alimentação destes animais, pelo que deve ter sempre bastante na gaiola. A fibra regula os intestinos e a textura ajuda a desgastar naturalmente os dentes, evitando que cresçam demasiado. A oferta é variada (alfafa, aveia, festuca?), mas na hora de comprar escolha um com mais de 30% de fibra, alguma dureza (melhor para os dentes) e claro, o mais fresco possível.

Os vegetais frescos também devem fazer parte da dieta diária, sendo sobretudo importante incluir alimentos ricos em vitamina C, visto que os porquinhos-da-índia são incapazes de produzi-la no seu organismo, mas precisam de 20 a 25 mg por dia, ou 30 a 40 mg no caso das fêmeas grávidas.

Se possível, forneça vegetais de folha e pelo menos 3 variedades por dia. A escolha é ampla e deve ser introduzida na alimentação desde que são crias, para que se habituem a uma dieta variada. Nesse sentido, recomendamos rúcula, pimentos, brócolos e folhas de cenouras, ótimas fontes de vitamina C. Mas se decidir alargar a ementa, o seu porquinho-da-índia ficará ainda mais satisfeito: experimente endívias, espinafres, cenouras, aipo, curgete, pimentos, pepino ou beringela, sempre frescos e bem lavados.

Também a fruta pode ser dada a estes animais, mas nunca diariamente: duas vezes por semana em quantidades reduzidas é quanto basta. Evite as que contêm mais água ou açúcar, já que o excesso pode ser mais nocivo que benéfico. Corte-as em pedaços pequenos, removendo sementes e caroços. Maçã, pera, ananás, morango, framboesa, nectarina, manga ou banana são algumas das que pode dar-lhe moderadamente.

Pode ainda incluir as habituais misturas para estes pequenos animais, uma maneira de fornecer todos os nutrientes e vitaminas necessárias aos delicados porquinhos.


 

E porque os produtos disponíveis são cada vez diversificados, o mercado até já contempla guloseimas para este seu animal de estimação. Opte por dá-las como prendas, sempre em pequenas quantidades e esporadicamente.

 

Alimentos proibidos

As proteínas de origem animal e os produtos lácteos são prejudiciais para estes herbívoros, assim como bolos, chocolates, açúcar ou sal. Recorde-se que apesar de adorarem vegetais, alimentos como batata, alho, cebola, beterraba, cogumelo ou abacate são expressamente proibidos na gaiola.

 

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.