Cuidados a ter com as suas ovelhas no inverno
Pecuária

31 Março 2023

Cuidados a ter com as suas ovelhas no inverno

Cuidados a ter com as suas ovelhas no inverno

Num inverno rigoroso como o que atravessamos, é ainda mais importante estar atento. Mesmo com a proteção natural da lã e alguma resistência a temperaturas baixas, as ovelhas não são imunes ao frio e à humidade, e os cordeiros são extremamente frágeis. Alimentar, hidratar, limpar e agasalhar: saiba que cuidados deve ter para manter os seus animais protegidos e saudáveis.


Prepare um bom (re)pasto

Os pastos podem estar mais afetados pelas geadas ou pela neve e escassear os nutrientes de que estes animais precisam. As condições climatéricas mais extremas recomendam um aumento da gordura das ovelhas para melhor suportar o frio, pelo que deve garantir os 2kg de feno por dia por animal.

Rações para Ovinos

Não poupe água

Ao contrário do que se possa pensar, quando faz menos calor continua a ser imprescindível manter os animais bem hidratados. Dê-lhes bastante água potável limpa e verifique se não está demasiado fria.


Bebedouros para Ovinos

Frio a quanto abrigas



Mesmo quando não é totalmente fechado, convém verificar se o abrigo está bem ventilado para evitar a acumulação de humidade. Por outro lado, um espaço muito arejado pode não isolar os animais do vento e da chuva, o que representa igual perigo de pneumonia para os animais mais novos ou frágeis. No inverno, reforce as proteções do curral e evite expor o rebanho a chuvas e ventos fortes.

Para evitar que a temperatura do abrigo desça demasiado, remova regularmente o gelo e a neve que se acumulem nas paredes e no telhado. Tenha especial cuidado com os cordeiros, pois a exposição ao frio, ao vento ou à humidade pode ser fatal.

Mude mais frequentemente a cama, usando palha ou feno para manter não só a temperatura amena como a higiene dos animais e o cuidado da lã. A acumulação de dejetos altera a temperatura, atrai doenças e suja a matéria-prima que se quer da melhor qualidade.


Lã doce

Passando tantas horas ao relento no pasto, é comum as ovelhas acumularem neve ou gelo no dorso, o que pode provocar queimaduras e danificar a tão preciosa lã. Também a sujidade, como já vimos, pode danificar o pelo e dificultar a tosquia. Uma forma de preveni-la é tentar manter as ovelhas numa superfície seca.

Pode parecer complicado, mas compensa o esforço: o excesso de humidade traz não só problemas respiratórios e de sujidade, mas também infeções nos cascos que são ainda mais complicadas de curar.

 

Máquina de Tosquia de Ovinos

Máquina de Tosquia de Ovinos

 

0162342-2

Máquina de Tosquia de Ovinos Xtra HEINIGER

 

Cascos secos, ovelha feliz

A humidade amolece os cascos, tornando-os mais permeáveis a bactérias. Se as suas ovelhas pastam em terreno húmido, é fundamental apará-los mais frequentemente, limpando a sujidade dos dedos e limando as unhas de forma que fiquem uniformes e se evitem as dolorosas infeções.

Autor

Agriloja

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.